A importância das abelhas para o meio ambiente

Em Brumadinho, o ambientalista Maurício de Oliveira se esforça a anos para resgatar e proteger as dezenas de espécies de abelhas presentes em todo o município.

Em um primeiro momento pode parecer que as abelhas não tem muita relevância para o meio ambiente. Talvez por ser um animalzinho pequenino, frágil e aparentemente irrelevante. Porém é exatamente o contrário.

As abelhas desempenham um importante papel para o meio ambiente: o de polinizadoras. Elas são responsáveis por espalhar “material genético” por toda área em que atuam, além de ser uma das espécies de seres vivos mais interessantes que existem.

Foi toda essa “importância ambiental” que despertou no ambientalista Maurício de Oliveira o interesse pelas abelhas. Ele se empenha em fazer o resgate e a proteção de diversas colmeias. Conhecido popularmente como “Piau”, Maurício trabalha com o resgate de abelhas a cerca de três anos. Chegou a trabalhar na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), mas foi exonerado recentemente. Porém continua trabalhando como voluntário, dada sua paixão pelas abelhas.

De acordo com Maurício, dentro da área urbana de Brumadinho existem aproximadamente 50 colmeias de abelhas resgatadas (como as da foto que ilustra esta matéria). No entanto existem ainda mais de duas centenas de colmeias mapeadas e monitoradas por ele. “Existem aproximadamente 19 espécies de abelhas no município de Brumadinho, inclusive uma espécie pouco comum, chamada de Mandaçaia [Melipona Quadrifasciata]”, explica.

Ainda segundo Maurício as abelhas são as principais responsáveis pela polenização cruzada de centenas de espécies de plantas. “Cerca de 80% das árvores são polenizadas por elas [as abelhas]. Poderiamos afirmar que se as abelhas fossem extintas, a Mata Atlântica correria o risco de desaparecer também. Ou ainda poderíamos dizer que quanto menos abelha, menos comida”, considera. A polinização é a transferência de material genético da parte masculina para a parte feminina da flor.

Pode parecer exagero, mas especialistas afirmam que o papel das abelhas é tão importante que, por exemplo, se o café for cultivado perto da mata (onde haja a presença de abelhas), há um aumento de 15% na produção de grãos. Outro alerta que especialistas também fazem é que, caso haja a extinção de abelhas ou a redução de sua área de distribuição geográfica haverá também a diminuição na quantidade e qualidade de frutos e sementes produzidas e, consequentemente, na produção mundial de alimentos, como Maurício fez questão de frisar.

Deixando de lado previsões catastróficas a respeito da extinção destes importantes polenizadores, devemos considerar que o resgate e proteção das diversas espécies de abelhas é importante para a manutenção de um meio ambiente equilibrado.

Para Maurício o poder público tem papel importantíssimo para proteger esses animaizinhos. É compreensível sua preocupação, afinal de contas, depois de descobrir um pouco mais sobre as abelhas, quem duvidaria de sua relevância para o meio ambiente?

*Artigo originalmente publicado no jornal Circuito Notícias de Brumadinho, edição de novembro de 2016.

01

Maurício de Oliveira mostra algumas das colmeias resgatadas por ele.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s